domingo, 3 de maio de 2015

Semana 3

Durante essa semana foi discutido e elaborado o circuito elétrico sensor e o aluno Rodrigo nos disponibilizou um motor de portão elétrico, que será viável tendo em vista seu elevado torque e baixa velocidade de rotação. Como ilustrado abaixo, o circuito do sensor será abastecido por uma bateria de 9V, e será composto por um sensor, que funciona como chave do circuito e de um resistor de 45 Ω e um relé dispostos em paralelo entre si.

Circuito do sensor

O circuito do motor ainda não está bem definido, mas fizemos uma montagem que pode ser alterada de acordo com os testes e cálculos que serão feitos nas próximas semanas. Na imagem a seguir, o relé funciona como chave para o circuito do motor, que será ligado à uma fonte de 110V. A fonte, o motor e o fim de curso são ligados em série.

Circuito do motor

Outra decisão tomada pelo grupo foi a de usar um fim de curso e não um temporizador para a parada do sistema. O temporizador exigiria a programação do tempo de parada. Para isso, deveríamos levar em consideração o tamanho do varal. Isso não é viável, porque cada casa tem um comprimento diferente e precisamos que o varal se adapte a qualquer medida que o usuário necessite. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário